terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Biografia de Christian Dior


Christian Dior (Granville, 21 de Janeiro de 190524 de Outubro de 1957) foi um influente estilista francês.
Filho de um comerciante de fertilizantes da região do
Canal da Mancha, Dior queria seguir a carreira artística como artista plástico. Foi mandado para Paris, para estudar Relações Internacionais, uma vez que seu pai queria que o jovem Christian seguisse a carreira diplomática e que pudesse administrar os negócios da família.
No caldeirão de culturas representado por Paris, o jovem não se adaptou à profissão escolhida pelo pai, e logo se viu cada vez mais dentro do ramo das
artes. Começou a frequentar ateliês de pintura e de desenho, chegando mesmo a pintar alguns quadros. Mas foi a sua habilidade para desenhar roupas que lhe conferiu destaque e fama.
Posteriormente, o seu círculo de amigos se expandiu e conheceu um importante empresário da
indústria têxtil, que lhe garantiu patrocínio para a produção de algumas peças. O resultado foi bem sucedido: os seus traços e a visão que tinha do corpo feminino causaram fascínio e delírio e, em 1947 inaugurou a Mansão Dior de Alta-costura que, impulsionada pelo seu New Look, impôs uma verdadeira revolução na arte de vestir.
O New Look foi um conceito revolucionário uma vez que resgatava a
feminilidade da mulher, aclama a grandiosidade da vida e da existência humana e devolvia vida às pessoas: tudo que o mundo pós-guerra necessitava. Além de causar fascínio pela sua elegância e luxo, o conceito do New Look vinha carregado de extravagância e exagero: vestidos tradicionalmente feitos com 5 metros de tecido, agora usavam até 40 metros. Isso também ajudou a repercussão do conceito permitindo encerrar a mentalidade do racionamento no pós-guerra.
Ao longo de sua carreira fez a própria tradução física dos
sonhos e da fantasia humana através de seus vestidos. Actualmente nas mãos de John Galliano, a Mansão Dior permanece como ícone da alta-costura mundial, fazendo jus aos ideais de seu criador.

1 comentário:

  1. Show chick, apenas não foi mencionado que o sucesso de Christian Dior teve uma ajudinha considerável de Yves Saint Laurent. Bjixus.

    ResponderEliminar